l

Ut wisi enim ad minim veniam, quis laore nostrud exerci tation ulm hedi corper turet suscipit lobortis nisl ut

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Seg - Sex: 08h - 18h Fisioterapia: 07h - 19h
(21) 98563-5375

Tratamentos de coluna

Conheça todos os tratamentos de coluna, desde os procedimentos minimamente invasivos até os procedimentos convencionais que temos a oferecer.

Artrodese da Coluna Via Anterior (ALIF)

É uma técnica cirúrgica em que se aborda o disco e a coluna vertebral pela frente da coluna. A técnica permite a manipulação dos discos pela frente da coluna, tornando o procedimento mais simples, menos danoso e doloroso para o paciente que passa por uma cirurgia na coluna.

MIS TLIF – (Procedimento Minimamente Invasivo)

A técnica TLIF é a mais utilizada atualmente para tratamento de hérnia de disco com Artrodese Intersomática. Com esta técnica, é possível retirar completamente o núcleo pulposo, enxertar osso do próprio paciente e fazer Artrodese por espaços intermusculares pequenos (minimamente invasiva), permitindo recuperação precoce e menos dor pós-operatória.

Cifoplastia e Vertebroplastia – (Procedimento Minimamente Invasivo)

Estes procedimentos consistem na injeção intravertebral de cimento ósseo. Uma agulha intravertebral e calibrosa é colocada lateralmente ao canal raquiano, onde é injetado o cimento ósseo ainda em forma pastosa. Este, por sua vez, dentro de um período que varia de 15 a 20 min, se consolida e estabiliza a fratura.

Infiltração na Coluna (Procedimento Minimamente Invasivo)

As infiltrações espinhais são métodos diagnósticos e terapêuticos para dores na coluna lombar e dores na coluna cervical, radiculopatias, sacro-ileítes e até dores de origem discogênica.

Nucleoplastia (Procedimento Minimamente Invasivo)

É uma técnica indicada em casos de hérnias de disco pequenas, ainda contidas no anel fibroso. A grande vantagem deste método é ser minimamente invasivo, e a alta é no mesmo dia, podendo evitar uma cirurgia aberta.

Rizotomia por Radiofrequência (Procedimento Minimamente Invasivo)

As infiltrações espinhais são métodos diagnósticos e terapêuticos para dores na coluna lombar e dores na coluna cervical, radiculopatias, sacro-ileítes e até dores de origem discogênica.

Discectomia (Procedimentos Minimamente Invasivos)

Discectomia ou Discectomia Percutânea é uma técnica minimamente invasiva que por meio de uma incisão de apenas 2,5 cm, permite remover parcialmente ou completamente o disco cervical, lombar ou mais raramente, o torácico.

Artroplastia Cervical

A Artroplastia Cervical consiste na substituição do disco cervical por um disco (prótese) de metal e polietileno que permite o paciente voltar a realizar movimentos dentro de seus limites normais, mantendo a altura discal em seu nível natural.

Artrodese Cervical

A Artrodese da coluna cervical é uma técnica cirúrgica cujo objetivo é tratar de uma instabilidade da coluna localizada no segmento cervical.
Ela é feita de modo a obter a fusão entre os segmentos vertebrais com utilização de enxerto ósseo e pode ser associada na fixação com parafusos, placas e hastes, ou apenas com enxerto ósseo e imobilização com órteses.

Artrodese Lombar

Artrodese Lombar ou Artrodese de Coluna Lombar consiste, basicamente, na remoção do conteúdo pulposo do disco intervertebral, com preservação dos anéis fibrosos. Com a remoção, ocorre a descompressão dos nervos posteriores. Faz-se, então, o enxerto de osso autólogo (do próprio paciente) no espaço discal.

Correção de deformidades (Escoliose)

A correção cirúrgica de uma escoliose é planejada de acordo com o tipo e a severidade da curvatura apresentada pela coluna. O objetivo da cirurgia é corrigir a deformidade até o máximo possível e impedir que ela siga aumentando com o tempo.

× Precisando de ajuda?

CRF – Programa de Reabilitação Pós-Operatória

crf

As intervenções cirúrgicas, em alguns casos, são necessárias e inevitáveis. Por isso, o Centro de Reabilitação Funcional (CRF) desenvolveu o Programa de Reabilitação Pós-Operatória, que detém um amplo e variado conjunto de procedimentos que atendem de modo específico cada paciente, de acordo com seu quadro pós-cirúrgico e com suas características únicas.

Independente do fato do paciente pós-cirúrgico ter realizado procedimento na coluna, quadril, joelho, ombro, mão, pé ou tornozelo, ele será tratado pela metodologia do Programa de Reabilitação Pós-Operatória do CRF, que utiliza protocolos específicos de reabilitação.

Esses protocolos são seguidos e adaptados de acordo com as necessidades de cada paciente, com o objetivo de proporcionar qualidade de vida com a retomada do funcionamento normal da região operada, o retorno às atividades diárias e a recuperação plena da mobilidade funcional.

O CRF conta com profissionais tecnicamente capacitados e preparados para atender cada paciente individualmente, além de possuir equipamentosque proporcionam resultados efetivos.

Todas as atividades exercidas no CRF para pacientes pós-operatórios são acompanhadas pelos médicos, que ficam informados das evoluções dos mesmos através de relatórios periódicos.

CRF – Programa de Prevenção para Cirurgia no Quadril

crf

O Programa de Prevenção para Cirurgia no Quadril do Centro de Reabilitação Funcional (CRF) utiliza várias técnicas das áreas da Medicina e da Fisioterapia, sempre se baseando em evidências científicas. Além disso, direciona suas ações considerando as características de cada paciente, respeitando suas limitações e necessidades de modo específico.

As iniciativas deste programa utilizam recursos analgésicos, técnicas manuais, fortalecimento muscular e cinestesia, com foco na diminuição do desconforto articular e no restabelecimento da funcionalidade do indivíduo.

Em razão das características desse programa, muitos de seus procedimentos são adaptados para o pós-operatório das artroscopias, artroplastias e osteosínteses do quadril.

O Programa de Prevenção para Cirurgia no Quadril do CRF é uma excelente ferramenta para os médicos acompanharem seus pacientes através de relatórios periódicos fornecidos pela sua equipe de profissionais.

CRF – Programa de Prevenção para Cirurgia no Ombro

crf

O Programa de Prevenção para Cirurgia do Ombro do Centro de Reabilitação Funcional (CRF) prevê tratamentos personalizados que resultam da mescla de várias técnicas e conceitos fisioterapêuticos, além de práticas de exercícios funcionais voltadas exclusivamente para os membros superiores, que são ferramentas importantes nas atividades cotidianas.

Os ombros, que muitas vezes são acometidos por patologias causadas por uso repetitivo das articulações (Lesão por Esforço Repetitivo – LER) e por traumas diretos ou indiretos resultantes da intenção de proteger o corpo em uma situação de perigo, recebem no CRF tratamentos específicos para cada tipo de problema.

Os profissionais que atuam neste programa levam em consideração os diferentes tipos de lesão e as características de cada paciente, que também recebe acompanhamento médico e avaliações periódicas.

Este programa está baseado em evidências científicas e o conjunto de técnicas utilizadas visa a analgesia (ausência de dor), estabilização da articulação, fortalecimento cápsulo-músculo-ligamentar e propriocepção, devolvendo ao paciente a funcionalidade articular.

CRF – Programa de Prevenção para Cirurgia dos Joelhos

crf

Considerando que a articulação do joelho é a que mais sofrem danos em razão de suas características anatômicas, o Centro de Reabilitação Funcional (CRF) do Centro Ortopédico Grajaú (COG) desenvolveu o Programa de Prevenção para Cirurgia dos Joelhos.

O objetivo deste programa é promover, através de uma série de técnicas fisioterapêuticas e exercícios funcionais, o fortalecimento do complexo cápsulo-músculo-ligamentar da articulação afetada, além de possibilitar o equilíbrio de toda a cadeia muscular que interfere no mecanismo de ação do joelho.

O CRF trata da estabilização da articulação do joelho através de programas específicos que possibilitam a melhoria de parte das lesões agudas e grande parte das lesões degenerativas

CRF – Programa de Prevenção para Cirurgia da Coluna Vertebral

crf

O Centro de Reabilitação Funcional (CRF) possui um programa voltado inteiramente para pessoas que sofrem de algum tipo de problema na coluna e cujo tratamento preventivo é viável para prevenção de cirurgia.

O Programa de Prevenção para Cirurgia de Coluna Vertebral prevê a utilização de diversas linhas de trabalho dentro da Fisioterapia, incluindo:

  • Técnicas Manuais;
  • Eletroterapia;
  • Analgesia (procedimentos que reduzem ou põem fim à dor);
  • Terapia por Ondas de Choque;
  • Estabilização Vertebral;
  • Fortalecimento da Musculatura Intrínseca Postural;
  • Exercícios Terapêuticos para Controle Intersegmentar da: Coluna Vertebral, Quadril e Ombro;
  • Ginástica Postural;
  • RPG Funcional.

O objetivo do Programa de Prevenção para Cirurgia de Coluna Vertebral do CRF é aprimorar o grau de mobilidade músculo-articular do paciente, além de promover a redução da compressão no complexo disco-vértebras-facetas, aliviar a estenose de canal e fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral.

Com essas iniciativas o Centro de Reabilitação Funcional trata preventivamente de pessoas que possam desenvolver doenças da coluna vertebral, servindo como uma alternativa de tratamento para clientes com indicação cirúrgica.

CRF – Programa Terceira Idade

crf

O programa ‘Terceira Idade’ do Centro de Reabilitação Funcional (CRF) conta com especialistas em exercícios e atividades fisioterapêuticas voltadas para pessoas idosas.

Sua metodologia leva em consideração a necessidade de cada indivíduo interagir com o meio e o funcionamento fisiológico diferenciado das pessoas com mais idade, incluindo ações específicas para este público, entre as quais:

  • Condicionamento muscular;
  • Força;
  • Equilíbrio;
  • Alongamento;
  • Pilates;
  • Exercícios aeróbios sem impacto.

Tudo isso é possível com a ajuda de equipamentos específicos e atendimento personalizado, com fisioterapeutas especializados que vão atuar com foco na melhor forma de tratar o físico do idoso, aprimorando sua interação com seu meio de convívio, quer seja para prevenções, tratamentos e longevidade com qualidade de vida.

CRF – Programa de Condicionamento Físico

crf

Esse programa do Centro de Reabilitação Funcional (CRF) consiste na realização de treinos supervisionados que estimulam o organismo como um todo, melhorando a capacidade muscular, aeróbia, composição corporal e flexibilidade, além de proteger o corpo de eventuais lesões.

O acompanhamento de profissionais multidisciplinares capacitados tecnicamente garantem a segurança e a execução correta de cada exercício realizado.

As atividades previstas no programa são específicas para cada participante e promovem ganho de força, da massa muscular e melhoria da composição corporal, servindo também para auxiliar no tratamento de lesões e no aprimoramento da qualidade de vida do indivíduo.

Os exercícios feitos nos estúdios do CRF contam com o auxílio de equipamentos que proporcionam evolução e fortalecimento da musculatura, resultando na melhoria de postura, articulações mais saudáveis, melhoria da capacidade respiratória e maior tolerância ao estresse.

O programa de Condicionamento Físico do CRF utiliza técnicas mescladas de musculação, RPG e Pilates, quando indicado por um especialista, para otimizar os resultados e deixar o tratamento mais agradável.

CRF – Programa de Exercícios Funcionais

crf

Seguindo à risca o conceito de Academia Terapêutica, o Programa de Exercícios Funcionais do Centro de Reabilitação Funcional (CRF) é um método que visa o fortalecimento e alongamento muscular de forma dinâmica.

As atividades previstas nesta modalidade contribuem para fortalecer e alongar as cadeias musculares do corpo, além de promover também um alto gasto de energia calórica.

As terapias que envolvem o alongamento terapêutico têm como base técnicas posturais, respiratórias, de equilíbrio e relaxamento, promovendo ações ideais para pessoas com flexibilidade limitada.

Neste programa do CRF, os músculos são trabalhados de maneira precisa, considerando como um dos aspectos mais importantes a relação postura + respiração, que serve de base para todos os exercícios propostos.

Densitometria Óssea

imobilização

É um exame simples, rápido, de fácil execução, que se baseia na dupla emissão de raios X. A densitometria óssea é uma medida que verifica a quantidade de massa óssea que permite o diagnóstico e o tratamento da osteoporose, bem como a avaliação do risco de fratura.

É considerado o método mais moderno, aprimorado e inócuo para se medir a densidade mineral óssea, pois consegue ter precisão em seus resultados com base em padrões para idade e sexo que é condição indispensável para o diagnóstico e tratamento não só da Osteoporose, mas também da Osteopenia, além de outras possíveis doenças que possam atingir os ossos.

Imobilização

imobilização

Em caso de quebra ou fratura da estrutura óssea, temos profissionais preparados para realizarem imobilizações que impedem o movimento do local machucado com o objetivo de possibilitar uma calcificação adequada. As imobilizações podem ser por gesso, tala, ou órtese.

Exame Raio X

Exame de imagem - Raio X

Em caso da necessidade, utilizamos exames com aparelho de Raio X para verificar a existência e a intensidade de danos na estrutura óssea.

Os raios X de diagnóstico são úteis na detecção de alterações no interior do corpo e são uma maneira indolor, não-invasiva para ajudar a diagnosticar problemas, tais como ossos quebrados, presença de corpos estranhos, entre outros.

Palmilhas Ortopédicas

palmilhas ortopédicas

Palmilhas ortopédicas oferecem uma série de benefícios para quem as utiliza diariamente. Ela emprega alguns princípios básicos, como a redistribuição das pressões plantares e o alinhamento dos pés, tornozelos e joelhos. Por meio de correções, a palmilha consegue eliminar e reduzir dores nos membros inferiores, promover mais conforto no dia a dia, aumentar o desempenho esportivo, prevenir lesões e melhorar o amortecimento de impactos.

Por esses motivos fornecemos esse material por encomenda aos nossos pacientes, através de um atendimento personalizado, que tem como base o conforto e bem-estar e a alta qualidade do material produzido.

Ortopedia e Traumatologia

ortopedia e traumatologia

Nosso corpo clínico é composto por profissionais de Medicina especializados no diagnóstico e tratamento de lesões e disfunções no sistema locomotor, incluindo músculos e ossos das mãos, pés, braços, pernas, coluna, quadril, ombro, joelho, entre outros. Os profissionais também são especializados no tratamento e na reabilitação de traumas do sistema locomotor.