Condroplastia
Condroplastia
Uma Condroplastia é um procedimento médico que envolve a remodelação de superfícies articulares. A técnica é relativamente simples e envolve raspagem ou corte de superfícies articuladas danificadas. Às vezes, as superfícies articulares são queimadas ou cortadas usando um laser.
Indicações:
Quando a cartilagem articular é danificada, ela normalmente cura mal por conta própria. O objetivo de uma Condroplastia é estimular a área danificada para “crescer” nova cartilagem.
Com esta técnica e utilizando um instrumental cirúrgico especifico motorizado (shaver) procede-se á remoção de toda a camada mais superficial da cartilagem que se encontra deteriorada ou irregular. Isso ajuda na definição de uma nova camada de cartilagem na área subjacente, com uma superfície mais lisa, regular e consistente.
Este procedimento é sem dúvida, a solução mais adequada para o tratamento destas fases de doença da cartilagem, pelos resultados clínicos e funcionais francamente consistentes e favoráveis que apresenta.

Tipos de Procedimentos:
Este procedimento pode ser usado em diferentes áreas do corpo, como no caso da Condroplastia da Tireoide, que é feito para reduzir a visibilidade do Pomo de Adão. Isso é feito tipicamente por razões cosméticas, particularmente em mulheres transexuais.
Há também a Condroplastia Artroscópica, que é feita para reparar a cartilagem danificada no joelho. Este é feito por razões de saúde, uma vez que uma maior deterioração do joelho pode levar ao aumento da dor.
Condroplastia Artroscópica:
É quando os cirurgiões removem o tecido danificado do joelho para que a cartilagem normal e saudável possa crescer em seu lugar. É um procedimento minimamente invasivo que envolve o corte de pequenas incisões no lado do joelho.
Cirurgiões, em seguida, usam uma câmera de vídeo chamada, conhecida como artroscópio, para ver o interior. Este procedimento é geralmente reservado para casos leves a moderados de desgaste da cartilagem relacionada ao joelho. Em casos mais graves, outros procedimentos serão usados.
Usando o artroscópio, o cirurgião será capaz de ver o interior do joelho em muitos detalhes. Em seguida, na Condroplastia, eles suavizarão as superfícies articulares artríticas danificadas no joelho. O paciente não sente nada durante o procedimento, pois o anestésico será usado.

Tempo de recuperação:
Em comparação com os procedimentos tradicionais de cirurgia no joelho, os pacientes terão um tempo de recuperação mais rápido com uma Condroplastia Artroscópica. A quem passa por esse procedimento, é recomendável seguir as instruções do médico, pois isso acelera a cura e também ajuda na redução da dor que por ventura o paciente venha a sentir.
Na fase de recuperação o paciente terá que usar muletas por uma ou duas semanas, período em que poderá dirigir novamente, sem que haja carga adicional sobre o joelho que foi submetido à cirurgia. No que concerne ao retorno de todas as atividades cotidianas, incluindo as desportivas e laborais, quatro semanas é um prazo geralmente razoável e possível. Posteriormente e, como complemento terapêutico, para inverter os processos dessas fases iniciais, é possível que o médico recorra regularmente à Viscosuplementação.
Convênios Atendidos
convênios-principal
NÃO ENCONTROU O SEU CONVÊNIO NA LISTA?
Não se preocupe: oferecemos atendimento particular e também serviço diferenciado de auxílio e solicitação de reembolsos de consultas e procedimentos junto a diversos convênios.
Conheça nossos especialistas
O Centro Ortopédico conta com uma equipe de profissionais com amplo conhecimento e experiência em patologias ortopédicas, sempre prontos para oferecer atendimento e tratamento diferenciados aos nossos pacientes.
Ortopedista especialista em Tratamento da Dor, Cirurgia de Coluna e Joelho.